terça-feira, 14 de outubro de 2008

Campeão com sobras

Apesar do mau momento dentro de campo, o Joe Public pode se orgulhar de alguns feitos em sua curta trajetória. O processo de profissionalização do futebol em Trinidad & Tobago teve início em meados da década de 90. Entre 1996 e 1998, o torneio nacional foi disputado semi-profissionalmente, até que em 1999, a ilha teve o primeiro campeonato profissional.

O Public foi campeão pela primeira vez no último ano antes do profissionalismo. Com uma campanha forte dentro de casa e bons resultados fora, o alvi-rubro terminou com 51 pontos, seis a mais do que o Caledonia AIA, vice-campeão.

O começo da campanha foi arrasador. A equipe venceu seus quatro primeiros jogos (contra Uprising Youths, Point Fortin CC, Fire Services e Central Falcons), até ser derrotada pelo Queen's Park. Nas cinco primeiras partidas, marcou 13 gols e tomou 3. Mesmo após a primeira derrota, o Public não desanimou e emplacou mais três vitórias seguidas, desta vez as vítimas foram o United Petrotrin, o San Juan Jabloteh (implacáveis 5 a 1) e Caledonia AIA.

O momento de maior oscilação ocorreu entre a nona e a décima segunda rodadas. Nesse período, o time perdeu duas vezes e apesar da goleada sobre o Carib FC, por 4 a 1, o título chegou a ficar ameaçado.

A recuperação começou com outra goleada, desta vez em cima do Uprising Youths, por 4 a 2. A partir daí, a equipe se acertou e conseguiu abrir boa vantagem sobre o Caledonia AIA, tanto que na última rodada, o Joe Public ainda foi derrotado por 3 a 1, em casa. Mas o título já estava garantido.

Nenhum comentário: