terça-feira, 16 de setembro de 2008

Joe Public F.C.: Famoso no Caribe, apenas mais um desconhecido no Brasil

Em 1996, enquanto Trinidad e Tobago lamentava a eliminação precoce de sua seleção no qualificatório para a Copa do Mundo de 1998 na França, Austin Jack Warner começou a traçar o caminho para tentar levar o país a disputar seu primeiro Mundial.

Apesar da presença de treze bem pagos profissionais, dois treinadores estrangeiros, acampamentos luxuosos e de um orçamento de cerca de 1,2 milhões de dólares, Trinidad e Tobago havia falhado em conseguir êxito na Concacaf mais uma vez.

A decepção com o resultado, a necessidade de ter um quadro local para a formação de atletas e de uma liga profissional, além de clubes funcionando como entidades, fez com que o Joe Public Football Club fosse fundado.

O objetivo da fundação do Joe Public era definir uma tendência de estabelecer altos padrões de profissionalismo em um clube de futebol do Caribe. Após apenas três anos, o Joe Public FC se tornou rapidamente uma espécie de “Manchester United” do Caribe.

Depois de entrar e conquistar a Eastern Football Association's Competitions, em 1996, o Joe Public se classificou e venceu o Trinidad and Tobago Football Association's - Champion of Champions Tournament. Isso permitiu ao time entrar na SPFL (Liga Semi-Profissional de Futebol), após apenas um ano de existência.

Nessa época, o Joe Public FC já havia se tornado um clube de futebol com funcionários pagos. O time também já empregava vários jogadores de Caribe, Brasil, Nicarágua e México para jogar pelo clube na liga local.

Com uma estratégia de marketing dinâmica, o Joe Public FC - apelidado de Leões do Leste - estava na boca de todos os fãs de futebol do país. Essa divulgação beneficiou a SPFL, atraindo da mídia e do público.

A classificação para a primeira Liga dos Campeões da Concacaf (antiga Copa dos Campeões) veio após a equipe terminar em segundo lugar no Caribbean Club Championships, atrás apenas do Harbour View FC, da Jamaica.

* Com joepubliconline. com

Nenhum comentário: